SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Psicólogos orientais, estereótipos e relações étnico-raciais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ROCHA, Charis Telles Martins da  e  AMADOR, Fernanda Spanier. A respeito do conceito de experiência na clínica da atividade. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O presente artigo aborda os conceitos de atividade e de experiência no escopo da chamada Clínica da Atividade, perspectiva desenvolvida pelo francês Yves Clot, entre outros pesquisadores. Primeiramente, são apresentadas as principais concepções da Clínica da Atividade, as quais se dão a partir da consideração do trabalho como atividade. Expõe-se, em seguida, um rastreio da maneira como o conceito de experiência se apresenta nos escritos da Clínica da Atividade, demonstrando-se que a concepção de experiência encontrada nos estudos de Clot é fortemente influenciada pelas contribuições teóricas do estudioso russo Lev Vigotski. Empreende-se, então, uma discussão a respeito dos limiares conceituais entre atividade e experiência, buscando, com isso, abrir linhas de expansão conceitual e metodológica no campo das Clínicas do Trabalho.

Palavras-chave : Clínica da Atividade; Atividade; Experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License