SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à igualdade de gênero"A periferia invade o centro": uma análise sobre a apropriação do espaço urbano por jovens pobres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

LOMBA, Debora Emanuelle Nascimento  e  ALMEIDA, Beatriz Prata. Entre bagunças e rearranjos: performando outras práticas de ensino e aprendizagem em psicologia. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.3, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Este artigo apresenta, a partir de uma experiência coletiva de ensino-aprendizado da Teoria Ator-Rede (TAR), uma discussão de natureza metodológica sobre as práticas de ensino da Psicologia. O campo de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade é um importante referencial teórico na apresentação da experiência de uma aula ministrada em um Programa de Pós-Graduação no Brasil que, como dispositivo potente, permite-nos repensar os modos de ensinar e aprender a Psicologia. Admitindo com a TAR que os processos educacionais são articulações complexas que envolvem humanos e não humanos, propõe-se práticas alternativas no ensino da Psicologia que promovam outras possibilidades para a formação.

Palavras-chave : Psicologia; Teoria Ator-Rede; Processos educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License