SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Relações étnico-raciais e educação nas comunidades quilombolasDiálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DOMINGUES, Eliane et al. Oficinas com adolescentes do MST: sexualidade, diversidade sexual e gênero. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O objetivo do presente artigo é apresentar as oficinas sobre sexualidade, diversidade sexual e gênero, realizadas em uma escola de agroeocologia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Participaram 36 adolescentes e jovens, com idade entre 15 e 24 anos, da mesma turma do curso de agroecologia. A demanda que nos foi endereçada, tanto pelos educandos como pela coordenação da escola, foi trabalhar com o tema sexualidade. Realizamos 15 encontros semanais no ano de 2015, com 2 horas de duração, com os seguintes temas geradores: gênero e relacionamentos abusivos, diversidade sexual, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. As técnicas utilizadas foram variadas: dinâmicas de grupo, mitos e verdades, exibição e discussão de filmes (curtas e longas). Nas oficinas, trabalhamos de uma forma dinâmica, esclarecendo dúvidas, proporcionando experiências e situações que estimulassem a reflexão e a expressão de vivências, para superar o enfoque do binômio saúde-doença.

Palavras-chave : Adolescência; Sexualidade; Oficinas; MST.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License