SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e sua inserção escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PESSOA, Alex Sandro Gomes et al. Processos de resiliência de adolescentes brasileiros: enfrentamento de adversidades utilizando um programa de artes. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Este artigo analisa processos de resiliência na vida de adolescentes expostos a indicadores de risco psicossocial presentes no contexto brasileiro. As reflexões apresentadas foram formuladas a partir das experiências de uma instituição que oferece atividades artísticas, visando ao engajamento cívico e à participação social dos adolescentes. Por intermédio da pedagogia da arte, esta instituição objetiva criar dinâmicas emancipatórias e romper com estruturas sociais opressivas para adolescentes brasileiros que estão em situação de exclusão. A partir de uma abordagem de investigação qualitativa, que utilizou entrevistas e grupo focal com seis adolescentes que passaram pela instituição, identificamos cinco temáticas que foram associadas a processos de resiliência dos adolescentes e o papel que as artes e a instituição ocuparam em suas vidas. Os resultados forneceram uma compreensão mais aprofundada sobre as trajetórias de resiliência, bem como revelou os sentidos pessoais positivos que as artes podem trazer na vida de adolescentes expostos a contextos vulneráveis.

Palavras-chave : Adolescentes; Resiliência; Artes; Instituição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License