SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4You, housewife: work, health and subjectivity in domestic spacePsychological practices in the work with conjugal violence in devices of the Unified Social Assistance System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

SOUZA, Tatiana Machiavelli Carmo; SANTANA, Flávia Resende Moura  and  MARTINS, Thais Ferreira. Violência contra a mulher, polícia civil e políticas públicas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

A violência contra a mulher (VCM) se estabelece como uma das principais formas de violação dos direitos humanos, representando desafio para a polícia e para as políticas públicas. Buscou-se conhecer as concepções de policiais civis a respeito da VCM. Partindo da perspectiva qualitativa, os dados foram obtidos de cinco participantes por meio de entrevistas semiestruturadas, individuais, audiogravadas e transcritas na íntegra. O tratamento dos dados foi realizado mediante a análise de conteúdo, permitindo a construção de categorias a posteriori. Embora tivessem domínio jurídico sobre as leis, os participantes demostraram ter conhecimentos superficiais sobre os elementos psicológicos, sociais e culturais que possibilitam a manutenção da VCM. Verificou-se que a precária implantação das políticas públicas de enfrentamento à VCM prejudica o efetivo trabalho da Polícia Civil.

Keywords : Violência doméstica; Violência intrafamiliar; Política pública; Gênero; Polícia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License