SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Vós, ama de casa: trabajo, salud y subjetividad en el espacio domésticoPrácticas de psicología en el cuidado de las situaciones de violencia doméstica en lo Sistema Único De Asistencia Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

SOUZA, Tatiana Machiavelli Carmo; SANTANA, Flávia Resende Moura  y  MARTINS, Thais Ferreira. Violência contra a mulher, polícia civil e políticas públicas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

A violência contra a mulher (VCM) se estabelece como uma das principais formas de violação dos direitos humanos, representando desafio para a polícia e para as políticas públicas. Buscou-se conhecer as concepções de policiais civis a respeito da VCM. Partindo da perspectiva qualitativa, os dados foram obtidos de cinco participantes por meio de entrevistas semiestruturadas, individuais, audiogravadas e transcritas na íntegra. O tratamento dos dados foi realizado mediante a análise de conteúdo, permitindo a construção de categorias a posteriori. Embora tivessem domínio jurídico sobre as leis, os participantes demostraram ter conhecimentos superficiais sobre os elementos psicológicos, sociais e culturais que possibilitam a manutenção da VCM. Verificou-se que a precária implantação das políticas públicas de enfrentamento à VCM prejudica o efetivo trabalho da Polícia Civil.

Palabras clave : Violência doméstica; Violência intrafamiliar; Política pública; Gênero; Polícia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License