SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Psychological practices in the work with conjugal violence in devices of the Unified Social Assistance SystemChildhood trauma and sexual crime: a case study from Freud, Stoller and Ferenczi-Winnicott psychoanalytic lineage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

SANCHEZ, Patricia E. Alvarado; CANTERA, Leonor M.  and  BEIRAS, Adriano. Desigualdades e implicações afetivas em mulheres autoras de lesão. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

Este artigo analisa a problemática específica de mulheres que cumprem condena por um delito de lesão, no contexto penal espanhol. O estudo foi feito através de metodologia qualitativa, realizando entrevistas em profundidade, processadas com base na análise temática seguindo critérios de organização da Teoria Fundamentada. Os resultados destacam, no contexto prévio do delito, a desigualdade no casal, posicionando-se desde uma submissão a exigência de reciprocidade. Uma vez condenadas, ressaltam a implicação afetiva e sua vulnerabilidade frente a ruptura de vínculos significativos na sua vida cotidiana. Conclui-se sobre a relevância de incorporar o enfoque de gênero, enfatizando uma análise crítica sobre o processo e as implicações no delito, assim como a discussão de integrar novas categorias que intervenham nos discursos legais e políticas públicas sobre a violência no casal.

Keywords : Gênero; Desigualdades; Delito de lesão; Implicação afetiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License