SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Childhood trauma and sexual crime: a case study from Freud, Stoller and Ferenczi-Winnicott psychoanalytic lineageOpen-air markets, thresholds and frontiers: between biopolitics regulations and everyday life astuteness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

MION, Mirian Raquel  and  HENNIGEN, Inês. Movimentos de um movimento social nas redes digitais: lutas quanto à publicidade infantil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Apresentamos uma pesquisa que focalizou o surgimento e desdobramentos do "Movimento Infância Livre de Consumismo" (iniciativa de um grupo de mães ativistas que utilizam as redes digitais para difundir suas posições) cujo objetivo é analisar discursos produzidos quanto à relação criança e consumo. Concepções de Michel Foucault e a abordagem cartográfica (Kastrup, 2007), adequada quando se acompanham processos, foram nossas bases teórico-metodológicas. A análise de postagens em diferentes espaços virtuais nos permitiu identificar e discutir aqui algumas questões e linhas de luta: o alvo maior é a publicidade infantil, que deve ser regulada pelo Estado e não autorregulada pelo mercado; a condição de mães das integrantes, muito ressaltada, a querer denotar uma posição privilegiada de saber-poder em relação ao adequado à infância; e o emprego estratégico dos recursos da comunicação. Fechamos o artigo tecendo considerações sobre sua vontade de conduzir condutas, a não inclusão de outras vozes, e o uso paradoxal das estratégias da comunicação.

Keywords : Redes sociais digitais; Publicidade; Consumo; Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License