SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Movimentos de um movimento social nas redes digitais: lutas quanto à publicidade infantilRetratos de um hospital de custódia: os espaços verdes e sua relação com a restauração psicofisiológica do estresse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BATISTA, Lázaro; GUIMARAES, Marina Luiza P.  e  BAU, Aline Cristina. Feiras, limiares e fronteiras: entre regulamentações biopolíticas e astúcias cotidianas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Acompanhando o cotidiano de uma feira, este trabalho busca discutir os efeitos dos atuais processos de higienização e ordenamento do espaço urbano de Boa Vista, capital do estado de Roraima. Para isso, segue pistas teórico-metodológicas oriundas da Filosofia da diferença, do pós-estruturalismo e das ciências humanas e sociais. Assim orientados, realizaram-se observações assistemáticas participantes, de inspiração cartográfica e etnográfica, ao longo de 15 meses, na Feira do Produtor Rural. Primeiro, observações esporádicas, conhecendo e deambulando pelo campo. Depois, semanalmente, centrando a atenção nas rotinas e atividades de alguns feirantes em específico. Desse percurso de pesquisa, enuncia-se a atualidade de dispositivos biopolíticos de regulamentação da vida, dos corpos e das rotinas de feirantes e frequentadores, ao tempo em que, nos interstícios e limiares dessas práticas, apontam-se práticas de resistência e astúcias cotidianamente colocadas em funcionamento na feira. Experiências-limites que, acredita-se, ensejam outros modos de viver e experimentar a cidade.

Palavras-chave : Feira; Cidade; Limiar; Biopolítica; Cotidiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License