SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Feiras, limiares e fronteiras: entre regulamentações biopolíticas e astúcias cotidianasFamílias em situação de rua: perspectivas de trabalhadores e usuários do suas sobre proteção social e guarda familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVEIRA, Bettieli Barboza da; KUHNEN, Ariane  e  FELIPPE, Maíra Longhinotti. Retratos de um hospital de custódia: os espaços verdes e sua relação com a restauração psicofisiológica do estresse. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

A investigação e o incentivo ao uso de espaços verdes em hospitais de custódia atuam como alternativa para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que experienciam esse ambiente. Trata-se de uma vertente oposta ao conceito de confinamento, porém congruente com as teorias que discutem a importância dos elementos naturais para a saúde e restauração do estresse. Para tanto, procurou-se identificar como os espaços verdes podem contribuir para a restauração do estresse psicofísiológico de usuários do hospital de custódia. A técnica de Fotografia do Ambiente foi aplicada em associação à entrevista semiestruturada. Buscou-se compreender as especificidades capturadas por meio das fotografias, discutindo-as com base nos pressupostos e na literatura dos Estudos Pessoa-Ambiente. Doze participantes retrataram diferentes lugares, percepções e sentimentos em resposta às indagações propostas. Constatou-se que os ambientes e as paisagens naturais se destacaram quanto ao potencial benéfico à saúde e à redução psicofisiológica do estresse.

Palavras-chave : Ambiente restaurador; Psicologia Ambiental; Hospital de custódia; Espaços verdes; Fotografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License