SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Famílias em situação de rua: perspectivas de trabalhadores e usuários do suas sobre proteção social e guarda familiarEntrelaçando (im)possibilidades: reflexões sobre a atuação da psicologia social comunitária na atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MELO, Maria Irislane de Souza  e  GALINDO, Wedna Cristina Marinho. O trabalho como residente de psicologia em equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este trabalho descreve as atividades realizadas pela psicóloga residente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a partir do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em uma Unidade da Saúde da Família de Recife-PE. Os objetivos deste relato de experiência é proporcionar reflexões sobre a atuação e o processo de trabalho da Psicologia no Nasf e evidenciar as diversas possibilidades de efetivação do cuidado na Atenção Básica, estratégia prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS). Houve uma sistematização dos registros das atividades desenvolvidas durante o período da residência que posteriormente foram analisadas de modo qualitativo. Os resultados obtidos apontam a necessidade de fortalecer as práticas de matriciamento e do trabalho interdisciplinar, como também avanços quanto à contribuição da Psicologia no Nasf com ações de tratamento, prevenção e promoção à saúde no SUS.

Palavras-chave : Atenção Básica à Saúde; Saúde da Família; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License