SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Interlacing (im)possibilities: reflections on the performance of community social psychology in primary health careA formative arrangement in solidarity economy for elementary students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

OLIVEIRA, Tayane Medeiros de et al. Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

INTRODUÇÃO: o atendimento de adolescentes em conflito com a lei torna-se mais desafiador quando estes usam drogas. OBJETIVO: descrever a autopercepção dos profissionais do Sistema Socioeducativo sobre capacitações, condições de trabalho, rede de apoio e satisfação pessoal e profissional no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que usam drogas MÉTODO: estudo transversal a partir de um curso de formação sobre drogas e direitos humanos para profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal/Brasil. RESULTADOS: a maioria recebeu treinamento sobre drogas (56,7%), realiza atendimentos (86,7%), mas não se sente capacitada (85,4%); desempenho profissional (43,6%) e realização pessoal (48,7%) considerados bons; espaço físico (48,7%), relação entre unidades (44,7%) e satisfação com o trabalho (42,3%) considerados razoáveis; disponibilidade de materiais (42,5%), quantidade de profissionais (38,2%) e relação com a comunidade (29,3%) considerados muito ruins. CONSIDERAÇÕES FINAIS: capacitações são importantes e o método utilizado deve ser capaz de impactar a atuação do profissional no trabalho.

Keywords : Autopercepção; Sistema socioeducativo; Capacitação profissional; Álcool e outras drogas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License