SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Una adaptación educativa en economia solidaria para alumnos de lo fundamentalEsquemas de género de autoconcepto y perfil Idiocentrico-Alocéntrico de jugadores de fútbol índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

RESENDE, Marineia Crosara de  y  BARBOS, Karen Borges. Gincana inclusiva: protagonismo, empoderamento e visibilidade das pessoas com deficiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

A participação social das pessoas com deficiência tem um aspecto de exclusão em virtude do estigma imposto pela diferença. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato do evento "Gincana Inclusiva", que pretendeu dar visibilidade às pessoas com deficiência. Participaram 72 pessoas com e sem deficiência. As atividades realizadas na gincana foram: corrida de caiaque, corrida de cadeira de rodas, apresentação de personalidades, jogos com materiais reciclados. Os aspectos mais relevantes da Gincana foram a representatividade e a visibilidade. Num espaço feito por pessoas com deficiência para pessoas com deficiência, o protagonismo prevaleceu. Para fazer valer o lema "nada sobre nós, sem nós", as pessoas com deficiência é que devem ser incumbidas dos movimentos e segmentos que lhes dizem respeito. A luta pela desconstrução do estereótipo é diária e desafiadora para que as pessoas com deficiência consigam o respeito e a visibilidade devidos numa sociedade que a elas também pertence.

Palabras clave : Deficiência; Empoderamento; Autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License