SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Gincana inclusiva: protagonismo, empoderamiento y visibilidad de las personas con discapacidadPropiedades psicométricas de la escala de Anomia Social de Srole en trabajadores brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

MEDEIROS, Thiago Emannuel et al. Esquemas de gênero do autoconceito e perfil Idiocêntrico-Alocêntrico em atletas de futebol. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-9. ISSN 1809-8908.

O objetivo do presente estudo foi analisar diferenças entre as posições ocupadas em campo por jogadores de futebol com relação à classificação dos esquemas de gênero do autoconceito e do perfil Idiocêntrico-Alocêntrico, e os fatores que compõem ambos os construtos. Participaram do estudo 152 atletas homens com idade entre 14 e 20 anos. Foram avaliados os esquemas de gênero e perfil idiocêntrico-alocêntrico. A estatística utilizada foi o teste de Qui Quadrado, Exato de Fisher e Kruskall-Wallis e Teste Dunn. Quanto aos resultados, o grupo se caracterizou como isoesquemático e isocêntrico, sem diferenças significantes entre as posições. Entretanto, ressalta-se que em relação à distância emocional da equipe, os meios-campistas diferiram dos atacantes. Conclui-se que os atletas estudados se apresentam de forma geral como isoesquemáticos e isocêntricos, com algumas peculiaridades no que diz respeito a fatores que compõem sua personalidade.

Palabras clave : Gênero; Individualidade; Atletas; Futebol.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License