SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Gincana inclusiva: protagonismo, empoderamento e visibilidade das pessoas com deficiênciaPropriedades psicométricas da escala de Anomia Social de Srole em trabalhadores brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MEDEIROS, Thiago Emannuel et al. Esquemas de gênero do autoconceito e perfil Idiocêntrico-Alocêntrico em atletas de futebol. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-9. ISSN 1809-8908.

O objetivo do presente estudo foi analisar diferenças entre as posições ocupadas em campo por jogadores de futebol com relação à classificação dos esquemas de gênero do autoconceito e do perfil Idiocêntrico-Alocêntrico, e os fatores que compõem ambos os construtos. Participaram do estudo 152 atletas homens com idade entre 14 e 20 anos. Foram avaliados os esquemas de gênero e perfil idiocêntrico-alocêntrico. A estatística utilizada foi o teste de Qui Quadrado, Exato de Fisher e Kruskall-Wallis e Teste Dunn. Quanto aos resultados, o grupo se caracterizou como isoesquemático e isocêntrico, sem diferenças significantes entre as posições. Entretanto, ressalta-se que em relação à distância emocional da equipe, os meios-campistas diferiram dos atacantes. Conclui-se que os atletas estudados se apresentam de forma geral como isoesquemáticos e isocêntricos, com algumas peculiaridades no que diz respeito a fatores que compõem sua personalidade.

Palavras-chave : Gênero; Individualidade; Atletas; Futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License