SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Esquemas de gênero do autoconceito e perfil Idiocêntrico-Alocêntrico em atletas de futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FLEURY, Luis Felipe de Oliveira; FORMIGA, Nilton Soares  e  SOUZA, Marcos Aguiar de. Propriedades psicométricas da escala de Anomia Social de Srole em trabalhadores brasileiros. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

A anomia social é um estado em que o indivíduo não percebe nas normas um objeto capaz de orientar e regular de forma eficiente a sociedade. O elevado índice de anomia na sociedade está relacionado com a incidência de problemas no grupo social. No presente estudo, pretendeu-se investigar as propriedades psicométricas da Escala de Anomia Social de Srole em trabalhadores brasileiros. Esse instrumento é um indicador que auxilia a diagnosticar esse fenômeno em um grupo de trabalhadores. Para isso foram coletados dados com 635 trabalhadores com idade variando entre 18 e 73 anos e média de 45,79 anos. Foi realizado um procedimento de análise fatorial exploratória que demonstrou índices satisfatórios (Alfa = 0,79; Confiabilidade Composta = 0,80; Variância Média Extraída = 0,55) e apontou o instrumento com um único fator que explica 34,06% da variância, sendo um item retirado da escala. O procedimento de análise fatorial confirmatória apontou índices satisfatórios de adequação do modelo. Os resultados reforçam a solução unifatorial do instrumento, que demonstrou propriedades psicométricas satisfatórias.

Palavras-chave : Anomia social; Análise fatorial confirmatória; Validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License