SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Iniciación musical en la enseñanza fundamental: afetividad y aprendizajeLa Educación Popular en Salud como dispositivo transformador de las prácticas de la Red de Atención Psicosocial en la ciudad de Itajaí-SC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

MANDELLI, Roberta Rech  y  TONETTO, Leandro. Design para empatia: brinquedos e brincadeiras como oportunidade para promover o desenvolvimento emocional. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-22. ISSN 1809-8908.

Para além da área de design emocional, que trabalha com a evocação e prevenção de emoções efêmeras, destacam-se novas pesquisas que tem como foco a experiência afetiva de uma forma mais abrangente e duradoura. Entre elas destaca-se o design para o bem-estar, que trabalha com tópicos relacionados ao desenvolvimento humano saudável. A empatia é uma expressão afetiva que viabiliza a compreensão e o compartilhamento das experiências do outro, apresentando-se como habilidade-chave para o desenvolvimento social e emocional da criança. Seu desenvolvimento adequado tende a proporcionar importantes habilidades de socialização, influenciando diversas relações sociais, como amor, amizades e trabalho. O objetivo deste artigo consiste em explorar, em nível teórico, formas em que o design pode auxiliar no estímulo da experiência empática em crianças, apresentando, por fim oportunidades de projeto para pesquisadores e designers.

Palabras clave : Design emocional; Habilidades sociais; Empatia; Brinquedos; Brincadeiras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License