SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Design for empathy: toys and play activities as opportunities to promote emotional developmentStrategies used by teachers to face challenges in the schooling process of elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

HOFFMANN, Jonatan  and  MAXIMO, Carlos Eduardo. A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí-SC. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

A pesquisa retrata experiências oportunizadas por uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com objetivo compreender e intervir com usuários da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí por meio da Educação Popular em Saúde (EPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como perspectiva metodológica a pesquisa intervenção. Envolveu sujeitos participantes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas. No trabalho, são relatados alguns caminhos e experiências em EPS e seus desdobramentos refletidos com base em uma perspectiva histórico-crítica por meio dos conceitos de Alteridade e Humildade. Conclui-se que as intervenções em EPS possibilitaram a construção de relações sociais pautadas por valores orientados para uma ética do diálogo, alteridade e solidariedade, e por construir em coletivo uma concepção de mundo capaz de tensionar com as forças de alienação e produção de sofrimento.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Educação em saúde; Rede de Atenção Psicossocial; Paulo Freire; Educação Popular em Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License