SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas da Rede de Atenção Psicossocial no município de Itajaí-SCRelações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE - um estudo avaliativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GUISSO, Luciane  e  GESSER, Marivete. Estratégias utilizadas por professores ante os desafios no processo de escolarização de estudantes do ensino fundamental. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este trabalho tem por objetivo compreender as principais estratégias utilizadas por professores para lidar com os desafios presentes no processo de escolarização. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou o referencial teórico da perspectiva histórico-cultural de Vygotski, empregando as técnicas de observação participante e de grupo focal. Doze docentes participaram de um grupo focal e foram ouvidos em relação às estratégias utilizadas para lidar com os desafios no processo de escolarização. As informações obtidas foram analisadas com base nos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os docentes mencionaram recorrer ao auxílio da equipe pedagógica quando sentem que não conseguem lidar com questões de comportamento e aprendizagem dos estudantes. Utilizaram a intervenção de especialistas fora do contexto escolar, pois acreditam que muitos de seus estudantes não aprendem em função de questões cognitivas ou neurológicas. Identificou-se pouca reflexão acerca da implicação dos docentes no processo de escolarização que protagonizam.

Palavras-chave : Professores; Estudantes; Estratégias pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License