SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estratégias utilizadas por professores ante os desafios no processo de escolarização de estudantes do ensino fundamentalOficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Debora Linhares da  e  BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE - um estudo avaliativo. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-20. ISSN 1809-8908.

Este trabalho, parte da dissertação de Debora Linhares da Silva, busca relações entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relação às escolas em que estudam, corroborados na análise de indicadores afetivos como autoestima, autoeficácia e perspectiva de futuro - pesquisa de caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. As atividades ocorreram em cinco escolas públicas de Fortaleza, com estudantes de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As categorias com maior incidência foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais/financeiros, profissão/formação específica e família. Esses aspectos apontam que as/os jovens mantêm sua autoestima quando pensam seus projetos de vida, que suas perspectivas de futuro estão associadas à realização profissional e que conseguem visualizar a necessidade de investir em si mesmos, evidenciando a autoeficácia. A escola mostra-se o lugar onde poderão construir caminhos diferenciados dos hoje vividos.

Palavras-chave : Projetos de Vida; Estima de Lugar; Jovens adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License