SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE - um estudo avaliativoUma discussão a respeito da dislexia - o sujeito na sua relação com a escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CALIMAN, Luciana Vieira et al. Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção participativa, realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), de Vitória/ES, Brasil. Durante mais de dois anos, realizamos uma oficina literária com crianças desse serviço: a "Oficina da Palavra". Sustentando-nos pela estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM), construímos um espaço de expressão e cogestão com crianças, no qual pudéssemos conversar sobre diagnóstico, medicação e tratamento, entendendo cada um desses vetores em constante diálogo com aquilo que compõe a vida e o dia a dia infantil: a escola, a família, as brincadeiras, o corpo. Assim, refletimos sobre a importância da literatura no acesso e reinvenção da experiência infantil. Trazemos cenas e pistas de nosso trabalho com as crianças que demonstram que o cultivo atencional assumiu uma função relevante na construção de um espaço potente de expressão e das transformações das relações tutelares estabelecidas com a criança, construindo outras possibilidades de relação consigo e com o mundo.

Palavras-chave : Infância; Estratégia GAM; Literatura; Cultivo da atenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License