SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Atelier of words: literature, childhood and cultivating attentionAcademic social behavior of university students from public and private institutions: the impact on experiences in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

SAMPAIO, Nirvana Ferraz Santos; PAIXAO, Tauana Nunes  and  PEROTTINO, Silvana. Uma discussão a respeito da dislexia - o sujeito na sua relação com a escrita. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

Este artigo trata de uma discussão a respeito da dislexia e da disgrafia diagnosticada em crianças em fase de aquisição de linguagem, sendo que a disgrafia está presente neste estudo por se tratar do diagnóstico recebido pelo irmão da criança cujos dados de linguagem estão sob análise. Para tanto, três áreas de conhecimento serão abordadas: a Fonoaudiologia, a Psicanálise e a Linguística (Neurolinguística Discursiva e Aquisição da Linguagem), a fim de se saber o que cada uma diz a respeito dessa temática. Apresentamos dados de escrita de uma criança com diagnóstico de dislexia e de uma criança com diagnóstico de disgrafia. Esses dados nos levaram a questionar a noção de distúrbio, de dislexia e de disgrafia.

Keywords : Aquisição da escrita; Dislexia; Disgrafia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License