SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atençãoComportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SAMPAIO, Nirvana Ferraz Santos; PAIXAO, Tauana Nunes  e  PEROTTINO, Silvana. Uma discussão a respeito da dislexia - o sujeito na sua relação com a escrita. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

Este artigo trata de uma discussão a respeito da dislexia e da disgrafia diagnosticada em crianças em fase de aquisição de linguagem, sendo que a disgrafia está presente neste estudo por se tratar do diagnóstico recebido pelo irmão da criança cujos dados de linguagem estão sob análise. Para tanto, três áreas de conhecimento serão abordadas: a Fonoaudiologia, a Psicanálise e a Linguística (Neurolinguística Discursiva e Aquisição da Linguagem), a fim de se saber o que cada uma diz a respeito dessa temática. Apresentamos dados de escrita de uma criança com diagnóstico de dislexia e de uma criança com diagnóstico de disgrafia. Esses dados nos levaram a questionar a noção de distúrbio, de dislexia e de disgrafia.

Palavras-chave : Aquisição da escrita; Dislexia; Disgrafia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License