SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Uma discussão a respeito da dislexia - o sujeito na sua relação com a escritaRelações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOARES, Adriana Benevides; MONTEIRO, Marcia Cristina; MAIA, Fátima de Almeida  e  SANTOS, Zeimara de Almeida. Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto dos comportamentos sociais acadêmicos mensurados pelo Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA), do tipo de instituição de ensino, particular ou pública, nas vivências acadêmicas dos universitários. Participaram 289 universitários de instituições do Rio de Janeiro: oito públicas e 20 privadas. Foram utilizados o ICSA e o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVAr). Os principais resultados indicaram que pertencer à instituição pública é o principal preditor das dimensões Interpessoal, Carreira e Institucional do QVAr e que os fatores de comportamentos sociais acadêmicos, tais como a cordialidade e a habilidade em eficácia acadêmica, apresentaram respectivamente impacto negativo e positivo nas mesmas dimensões. O presente estudo contribui com dados que apontam para os fatores preditores da adaptação à universidade, ainda que estes tenham apresentado baixa variância explicada.

Palavras-chave : Ensino Superior; Adaptação à universidade; Vivências acadêmicas; Comportamentos sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License