SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superiorO atendimento à crise e urgência no Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes de Betim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DOS SANTOS, Erika Borges  e  WACHELKE, João. Relações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: uma revisão da literatura. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O presente artigo teve como objetivo efetuar uma revisão bibliográfica narrativa focada nas habilidades sociais (HS) dos pais e sua influência no modo como criam seus filhos e no repertório social destes. HS é um conjunto de capacidades utilizadas para se comportar no meio social. As HS educativas seriam um conjunto específico utilizado na tarefa de educar. Foi feita uma análise de artigos encontrados nas bases de dados: Lilacs e Scientific Electronic Library Online. A literatura aponta que pais com níveis mais elevados de HS educativas (HSE) têm filhos socialmente habilidosos e com menos problemas de comportamento. Além disso, o envolvimento positivo dos pais nas atividades em geral dos filhos faz com que estes sejam mais competentes socialmente e academicamente. Treinamentos em habilidades sociais, tanto educativas quanto educativas parentais, mostraram-se eficazes na melhora do repertório social de pais e filhos, bem como na relação entre eles.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Relacionamento pais e filhos; Habilidades sociais educativas; Treinamento de habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License