SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O atendimento à crise e urgência no Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes de BetimPolíticas públicas e juventude: análises sobre o protagonismo juvenil na perspectiva dos jovens pobres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FARIA, Larissa Jorge Ferreira de; LIMA, Priscilla Melo Ribeiro  e  PEREIRA-SILVA, Nara Liana. Resiliência familiar diante do diagnóstico da doença de Parkinson na velhice. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

Este artigo disserta sobre o processo de resiliência familiar diante do diagnóstico de doença de Parkinson (DP) na velhice. Tem como objetivo estudar o processo de envelhecimento com a presença de DP; analisar os conceitos de autonomia e resiliência; e discutir as mudanças na dinâmica familiar e a importância da resiliência diante da DP. Os referenciais teóricos utilizados foram o sistêmico e conceitos desenvolvidos pela Psicologia do Lifespan. O idoso, quando diagnosticado com DP, afora enfrentar as mudanças decorrentes da velhice, necessita lidar com as incapacidades decorrentes da doença. Ademais, sua família necessita de readaptação e reajustamento na organização das tarefas e cuidados diários, assim como no tocante aos papéis familiares. Ressaltamos também os conceitos de autonomia e dependência propostos por Margret Baltes. Partindo da definição de resiliência familiar de Walsh, discorremos sobre as estratégias de enfrentamento do idoso e seu sistema familiar. Foi possível refletir acerca do sofrimento do idoso com DP, os recursos dos quais ele e sua família lançam mão para enfrentar a doença e sua repercussão na dinâmica familiar. Refletimos, também, sobre o papel da Psicologia nesse processo, notando que é um campo ainda pouco explorado.

Palavras-chave : Velhice; Doença de Parkinson; Dinâmica familiar; Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License