SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Resiliência familiar diante do diagnóstico da doença de Parkinson na velhiceAções itinerantes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em ambiente universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Alexsandra Maria Sousa  e  XIMENES, Veronica Morais. Políticas públicas e juventude: análises sobre o protagonismo juvenil na perspectiva dos jovens pobres. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

Propõe-se, no âmbito deste artigo, problematizar discussões sobre juventude, pobreza e políticas públicas, a partir de questões centrais para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, por parte dos jovens. O objetivo deste estudo é analisar a compreensão e o exercício do protagonismo no modo de vida de jovens pobres, a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada no Centro Urbano de Cultura, Ciência, Arte e Esporte (Cuca), em Fortaleza (CE). A metodologia baseou-se na observação-participante, grupo focal e entrevistas individuais. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, com auxílio do software Atlas TI 5.2. Neste estudo são apresentadas categorias emergentes do conceito de protagonismo juvenil, como atuação social, participação política e autonomia. Os resultados indicaram que as juventudes têm potenciais de inventar novos modelos de participar da sociedade, produzir intervenções políticas e criar suas próprias estratégias de enfrentamento às privações cotidianas.

Palavras-chave : Protagonismo; Juventude; Pobreza; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License