SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Ações itinerantes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em ambiente universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

AZEVEDO, Adriana Barin de; LIBERMAN, Flávia  e  MENDES, Rosilda. Pesquisa qualitativa em saúde e a perspectiva da Cartografia em Deligny e Deleuze/Guattari. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem como objetivo apresentar os delineamentos teórico-metodológicos da investigação Atenção Básica e a Produção do cuidado em Rede, Santos - São Paulo, que teve como cenário de estudo Unidades da Atenção Básica e buscou identificar experiências de cuidado de saúde em rede. A investigação qualitativa e participativa orientou-se pela perspectiva cartográfica de Deligny e Deleuze/Guattari, por meio da utilização dos instrumentos Diários de Pesquisa e Mapa dos Trajetos dos Pesquisadores. Os resultados apontaram que o percurso metodológico permitiu instalar um território de pesquisa no qual todos os participantes produziam juntos os dados e os modos de perceber as redes de cuidado. O acompanhamento da implicação dos pesquisadores e de seus embates por não estarem no controle da investigação, aceitando entrar em contato com aquilo que não se sabe ou não se espera encontrar, mostrou que o conhecimento produzido em uma pesquisa provoca boas surpresas.

Palavras-chave : Pesquisa qualitativa; Cartografia; Mapas; Cuidado em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License