SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Fronteiras permeáveis e suas implicações no cuidado em Saúde Mental: a experiência de um serviço aberto e territorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BARROS, Maria Elizabeth Barros de et al. Resistências à precarização no trabalho docente: posicionamentos teóricos e metodológicos. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O artigo objetiva contribuir com o desenvolvimento teórico e metodológico no campo do trabalho em Educação. Discute a situação dos professores com contratos de prestação de serviço temporário, destacando a importância de os docentes analisarem coletivamente os diferentes modos como empreendem sua atividade de trabalho na perspectiva da produção de autonomia e criação. Os recursos metodológicos propostos apoiam-se em conceitos e princípios preconizados na Ergologia e na Clínica da Atividade. Considera-se que o método é resultado de uma construção conjunta com aqueles que demandam a transformação das escolas em seu próprio fazer cotidiano, produzindo inflexões no que tenta paralisar e limitar a inventividade no trabalho. Nesse sentido, trata-se de atuar na contramão dos processos de precarização do trabalho, indagando o que está instituído: O que temos feito de nós mesmos, para onde desejamos ir, quais são nossas apostas ético-políticas?

Palavras-chave : Trabalho docente; Análise da atividade; Psicologia do trabalho; Metodologia; - Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License