SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Fronteiras permeáveis e suas implicações no cuidado em Saúde Mental: a experiência de um serviço aberto e territorialAdoecimento psicossomático em mães que estão expostas a vulnerabilidade dos filhos adictos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CAMARGO, Paola de Oliveira et al. Acompanhamento de crianças filhas de mulheres usuárias de drogas: um relato de experiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-10. ISSN 1809-8908.

Relatar experiências do projeto de extensão "Promoção da saúde no território: acompanhamento de crianças filhas de mulheres usuárias de crack, álcool e outras drogas, realizado por meio de visitas domiciliares aos filhos cujas mães fizeram uso de substâncias psicoativas na gestação. Desde o ano de 2013, são acompanhadas pelo projeto quatro famílias captadas pelos serviços de atenção aos usuários de álcool e drogas do município. Percebeu-se durante avaliação de exame físico realizado nas crianças desde o nascimento, além do acompanhamento, observação e leitura da carteira de vacinação, que as crianças acompanhadas não apresentaram síndrome de abstinência e demonstraram desenvolvimento senso-motor adequado para a idade. É importante a reflexão dos profissionais de saúde em relação às perspectivas teóricas endurecidas, desconstruindo a ideia de que apenas o uso da substância deve ser considerado no cuidado, mas sim o indivíduo em todos seus aspectos biopsicossociais.

Palavras-chave : Cocaína crack; Promoção da saúde; Mulheres; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License