SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Adoecimento psicossomático em mães que estão expostas a vulnerabilidade dos filhos adictosAs implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil: da família à assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ARANTES, Débora Jerônima; PICASSO, Raíssa  e  SILVA, Elisa Alves da. Grupos psicoeducativos com familiares dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O artigo relata a experiência vivenciada em 2015, no estágio obrigatório supervisionado em Psicologia. O estudo de campo ocorreu em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Goiânia - GO, sendo realizado com base no método observacional. Foi identificada demanda referente à atenção aos familiares dos usuários do Caps, sendo desenvolvida intervenção de grupos psicoeducativos com esse público. O objetivo foi proporcionar um espaço de troca de experiências, informações e elaboração das angústias dos familiares com relação aos processos de cuidado. As vivências teórico-práticas e reflexões suscitadas pela experiência possibilitaram o reconhecimento de resistências e avanços no campo da saúde mental psicossocial, destacando a importância do acolhimento das demandas dos familiares e o potencial do grupo psicoeducativo no processo de enfrentamento e corresponsabilização em saúde mental.

Palavras-chave : Psicologia; Saúde mental; Caps; Familiares; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License