SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Grupos psicoeducativos com familiares dos usuários de um Centro de Atenção PsicossocialEntre a cruz e a espada: tensões entre a Igreja Católica e o Estado na emergência da proteção social à infância e juventude no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Aline Juliana Nunes da; COSTA, Rafaela Rocha da  e  NASCIMENTO, Arles Monaliza Rodrigues. As implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil: da família à assistência social. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O presente artigo versa sobre as implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil, considerando o papel da família e das políticas de assistência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados pela técnica da história oral de vida e submetidos à Análise de Conteúdo Temática. A amostra foi composta por sete jovens com idades variando entre 18 e 29 anos, sendo apenas um do sexo masculino. A violência doméstica e as relações afetivas fragilizadas foram identificadas como os principais contextos de vulnerabilidade vivenciados. Entre as estratégias de enfrentamento mais utilizadas estão a oportunidade de ir à escola e a rede mútua de ajuda. Os projetos de vida incluem conseguir emprego e concluir os estudos. Os serviços mais acessados pelos jovens e sua família foram o Programa Bolsa Família (PBF) e atividades de geração e renda, mas eles destacaram os atrasos e falta de informações sobre os serviços.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantojuvenil; Vulnerabilidade social; Famílias; Assistência social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License