SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Entre a cruz e a espada: tensões entre a Igreja Católica e o Estado na emergência da proteção social à infância e juventude no BrasilGênero, Intersubjetividade e Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PEREIRA, Gislaine Cristina; ZUFFO, Sílvia  e  MOURA, Eliana Gonçalves. Juventudes e qualidade de vida. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

Qualidade de vida resulta da percepção do indivíduo de sua inserção na vida. Nesse sentido, estudos sobre qualidade de vida e juventudes ainda são pouco debatidos na sociedade, sendo a temática atribuída, na maioria dos casos, aos idosos. Desse modo, este trabalho visa ao entendimento do que seria qualidade de vida por meio de percepções cotidianas que jovens participantes de uma unidade do Projeto Pescar, em Canoas/RS, trazem sobre o tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com método da observação participante, sendo as respostas categorizadas de acordo com os aspectos citados pelos jovens com mais relevância. Os resultados apontam como categorias mais importantes para a maioria dos jovens família, convívio social e saúde, concluindo-se, assim, que para os sujeitos participantes do Projeto Pescar, esses temas são essenciais para o alcance da qualidade de vida.

Palavras-chave : Juventudes; Qualidade de vida; Projeto social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License