SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Juventudes e qualidade de vidaEra uma vez uma história sem história: pensando o ser mulher no Nordeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ROSA, Karina Rodrigues Matavelli; SILVA, Carlos Roberto Castro e; MENDES, Rosilda  e  ANHAS, Danilo de Miranda. Gênero, Intersubjetividade e Saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

Este estudo versa sobre a prática de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) em território de vulnerabilidade social a partir de dois conceitos importantes dentro do referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica: padecimento e potência de ação. Demos visibilidade à questão de gênero que transversaliza a constituição desta categoria profissional à luz da dialética exclusão/inclusão que resgata a afetividade na reflexão dos processos psicossociais. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que teve a pesquisa participante como balizador dos procedimentos empregados. Os resultados apontam a vivência de afetos distintos experimentados por estas mulheres que experimentam cotidianamente a violência, a miséria e exclusão. Se por um lado ocupar o lugar de subalternidade, tanto na esfera pública quanto na privada implica na vivência do sofrimento ético-político e da humilhação, por outro a oportunidade de ser ACS tem ampliado o repertório de vida destas mulheres na luta pela felicidade e o reconhecimento social.

Palavras-chave : agentes comunitárias de saúde; gênero; afetividade; vulnerabilidade social; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License