SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Gênero, Intersubjetividade e SaúdeViolência entre parceiros íntimos e uso de álcool: estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

AZEVEDO, Ana Karina Silva  e  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Era uma vez uma história sem história: pensando o ser mulher no Nordeste. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O presente artigo objetiva refletir acerca do ser mulher no Nordeste como uma condição histórica. Para tanto, utilizaremos trechos de depoimentos de mulheres para subsidiar nossa reflexão sobre a marca da historicidade na construção do ser mulher em nossa sociedade atualmente. Tais trechos de fala são frutos de uma pesquisa com três mulheres sobreviventes de tentativa de homicídio por parte de seus parceiros. Esses depoimentos foram gravados, transcritos e obtidos em uma entrevista semiestruturada, com uma pergunta que versava sobre o relato dessas mulheres de terem sobrevivido a um crime de violência contra a mulher. Percebemos um enraizamento cultural produzido pela hegemonia histórica do patriarcado como lógica de entendimento social sobre os papéis do feminino e do masculino, o qual escreve nos nossos imaginários uma subjetividade do ser mulher e ser homem socialmente.

Palavras-chave : Mulheres nordestinas; Historicidade; Feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License