SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Era uma vez uma história sem história: pensando o ser mulher no NordestePsicologia Positiva, cinema e a resiliência de si: libertar-se do próprio eu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CARPANEZ, Thársia Girardi; LOURENCO, Lélio Moura  e  BHONA, Fernanda Monteiro de Castro. Violência entre parceiros íntimos e uso de álcool: estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MG. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o consumo de álcool e a ocorrência de violência entre parceiros íntimos segundo o ponto de vista das mulheres vítimas de violência. Foi usada a técnica de análise temática de conteúdo proposta por Bardin, aplicada nos relatos de 15 mulheres que declararam vitimização pelo parceiro, através do preenchimento de uma escala padronizada para avaliar essas condutas (CTS2 - Revised Conflict Tactics Scales). Essa amostra é proveniente de um levantamento domiciliar probabilístico e os relatos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o discurso, por parte das mulheres, de culpabilização da bebida, além da influência do álcool para modificações nos aspectos comportamentais e psicológicos do agressor. É interessante ressaltar que a maioria das mulheres, apesar de acreditarem na interferência do álcool nos episódios de violência, não relatou consumo do companheiro, ou seja, nos episódios de violência os companheiros não estavam alcoolizados.

Palavras-chave : Violência entre parceiros íntimos; Consumo de álcool; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License