SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Violência entre parceiros íntimos e uso de álcool: estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MGFeira Virtual Bem da Terra: fragmentos de uma utopia menor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FORTUNATO, Ivan  e  SCHWARTZ, Gisele Maria. Psicologia Positiva, cinema e a resiliência de si: libertar-se do próprio eu. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Este artigo trata da relação tripartida entre a Psicologia Positiva, o cinema e a resiliência. Aqui, elucida-se uma forma de resiliência que, possivelmente, seja a mais generalizada de todas, pois é a "resiliência de si". Trata-se da ação de "libertar-se", ou seja, encontrar meios para se desprender das amarras colocadas pelo próprio indivíduo, quase sempre, pela incapacidade de se resolver, se perdoar e se reinventar a partir das vicissitudes da vida. Metodologicamente, o artigo ancora-se na análise fílmica e, como forma de exemplificar a proposta, estuda-se a força resiliente de Chris Gardner, na película "À procura da felicidade", e de Charlie Saint Cloud, em "A morte e vida de Charlie", ambos qualificados como filmes de Psicologia Positiva, conforme critérios da área. Ao final, espera-se que os processos resilientes desses personagens inspirem a busca por novas formas de enfrentar as contingências da vida, e que seja possível compreender o cinema como uma janela para novos possíveis caminhos; quiçá mais positivos.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; Cinema; Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License