SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Feira Virtual Bem da Terra: fragmentos de uma utopia menorPetismo e antipetismo em relatos de simpatizantes da direita na internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CAVALCANTI, Andrea Douat Loyola. O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este trabalho visa analisar como as liberdades individuais são expressas em uma proposta de convivência voltada para o coletivo, como são as ecovilas. O presente estudo contribui para uma reflexão sobre a vida em comunidade, assim como para criar um debate sobre trocas e concessões possíveis entre indivíduo e sociedade. A partir de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa (com observação participante e entrevistas), foi possível perceber que os conflitos fazem parte do cotidiano local, mas que a convivência se torna viável com construções de estratégias e propósitos - que podem ser importantes para a elaboração de alternativas para a sociedade atual. Percebemos que os desafios para se construir uma vida com senso de comunidade em uma ecovila são diários, e são observados por seus moradores de diferentes formas - ao mesmo tempo em que eles ainda estão buscando conjugar as liberdades individuais com as necessidades coletivas, em um processo contínuo.

Palavras-chave : Ecovilas; Comunidades sustentáveis; Indivíduo; Liberdades individuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License