SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

OLIVEIRA FILHO, Pedro de; FEITOSA, Giulliany Gonçalves  e  SILVA, Caio Cesar Winker e. Petismo e antipetismo em relatos de simpatizantes da direita na internet. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

Desde junho de 2013, a polarização política no Brasil aumentou consideravelmente e teve como ponto alto as grandes mobilizações de grupos antipetistas em 2015 e 2016. Este estudo teve como objetivo compreender como se constrói a identidade dos petistas e dos antipetistas em relatos de simpatizantes da direita na internet. Para isso, foram analisados, com o uso do método de análise de discurso desenvolvido pelos teóricos da Psicologia Social Discursiva, comentários em resposta às postagens do jornalista Reinaldo Azevedo, assumidamente conservador. Observou-se que a desonestidade, o comunismo e a psicopatologia são traços centrais na identidade petista construída pelos antipetistas. Dois discursos constituem seus relatos, o discurso liberal que advoga as virtudes do livre mercado e o discurso da extrema-direita norte-americana para o qual o anticomunismo é um tema central.

Palavras-chave : Antipetismo; Discurso; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License