SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The teaching of ethics in Community Psychology in the Northeast of Brazil: reflections and notes from the paradigm of liberation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

RIVERA-HOLGUIN, Miryam  and  PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATOLICA DEL PERU et al. Presenças e Ausências de Ética na Formação em Psicologia Comunitária no Peru. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-21. ISSN 1809-8908.

Enquadrado no projeto de pesquisa latino-americano "Ética e Formação em Psicologia Comunitária", este artigo analisa ligações de cursos de Psicologia Comunitária e cursos relacionados no Peru. O objetivo é identificar a presença e ausência de componentes éticos no ensino dessa área como parte da formação profissional de graduados do ensino médio em Psicologia em nível nacional. Foi realizada uma análise documental quantitativa e qualitativa de 48 ligações pertencentes a 22 universidades peruanas. Os resultados mostram que a Psicologia Comunitária e cursos relacionados estão incluídos desde os estágios iniciais dos programas de Psicologia, muitas vezes com referência a aspectos éticos e trabalho de campo, mas com ausências-chave que afetam o desenvolvimento da disciplina em seu caráter transformador, tais como metodologias inconsistentes com os postulados da Psicologia Comunitária latino-americana, espaço limitado ou nenhum para reflexão sobre sua própria prática e dificuldades em incluir problemas locais.

Keywords : Formação; Ética; Psicologia Comunitária; Metodologia; Perú.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License