SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Presenças e Ausências de Ética na Formação em Psicologia Comunitária no PeruO ensino da ética em Psicologia Comunitária em Minas Gerais: notas sobre a formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ALENCAR, Alana Braga; XIMENES, Verônica Morais  e  MOURA JR., James Ferreira. O ensino da ética em Psicologia Comunitária no Nordeste do Brasil: reflexões e apontamentos a partir do paradigma da libertação. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

O ensino da ética em Psicologia Comunitária é constituído de dilemas e desafios. A Ética da Libertação traz uma perspectiva concreta de escolha pelas populações marginalizadas. Assim, objetiva-se analisar o lugar da ética no ensino da Psicologia Comunitária a partir do paradigma da libertação. A metodologia é qualitativa. Esta investigação foi realizada em instituições de ensino superior de um estado do Nordeste do Brasil que tinham disciplinas opcionais ou obrigatórias de Psicologia Comunitária. Assim, houve a análise documental dos programas das disciplinas de Psicologia Comunitária. Em seguida, foram realizados entrevistas e círculo de cultura com docentes e discentes vinculados à área de Psicologia Comunitária. Os resultados apontam que a ética é um tema transversal na disciplina, sendo o ensino desenvolvido por meio de aspectos práticos. A ética de libertação é compreendida e apontada como saída para uma atuação crítica em Psicologia Comunitária, mas não há apontamentos específicos sobre o seu ensino.

Palavras-chave : Psicologia Comunitária; Ética; Libertação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License