SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Ética na formação em Psicologia Comunitária no Uruguai: oportunidades, riscos e desafiosEstágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

RAMIREZ, Pedro Antonio Be et al. Ética e Psicologia Social Comunitária entre os "psicólogos em formação" de uma universidade pública do norte do México. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho responde à necessidade de refletir, desde a ética, sobre o desenvolvimento da Psicologia e da formação superior com uma perspectiva comunitária. Para tanto foi realizada uma investigação com "psicólogos em formação" de uma universidade pública localizada na região norte do México enfocando as especificidades do "trabalho comunitário" ofertado na formação profissional. A partir de uma abordagem qualitativa e o uso de ferramentas como a entrevista em profundidade e grupos focais, assim como a revisão das ementas em que se identificou a categoria "comunitário", verificamos que os significados e as reflexões enfocados pelos alunos e docentes expressam uma certa aposta pelo trabalho desde as localidades e o interesse por acompanhar o seu desenvolvimento. A necessidade do trabalho com as comunidades incluindo pautas éticas implica não apenas o processamento da informação, mas também a participação ativa de quem pesquisa e a possibilidade de gerar mudanças sociais que se traduzam em bem-estar para as comunidades.

Palavras-chave : Ética; Psicologia Social Comunitária; Formação profissional; Universitários; Trabalho comunitário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License