SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Ética e Psicologia Social Comunitária entre os "psicólogos em formação" de uma universidade pública do norte do MéxicoDas "coisas jogadas fora": ensaio sobre um estágio em Psicologia Social e Processos Comunitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BARROS, Amailson Sandro  e  ALMEIDA, Marion Barros Ferreira. Estágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem como o objetivo central discorrer sobre o estágio básico de Psicologia em contextos comunitários, tendo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras) como espaço e via de acesso às comunidades. As discussões e reflexões apresentadas foram desenvolvidas a partir da perspectiva da Psicologia Social Comunitária latino-americana. Trata-se de uma pesquisa documental, cujas informações obtidas advêm de 47 relatórios finais de estágios elaborados pelos estudantes estagiários de uma universidade federal que foram entregues aos professores supervisores no fim de cada semestre letivo. Os dados coletados, após sistematizados e submetidos à análise de conteúdo, geraram as seguintes categorias: dimensão educativo-pedagógica do estágio; práticas de intervenção realizadas durante o estágio; e tensão na relação teoria e prática. Observou-se que as práticas de estágio, embora coloquem os estagiários em situações concretas de intervenção, ainda não são suficientes para a formação em Psicologia Comunitária, apresentando-se como desafio a ser superado pelo curso de graduação.

Palavras-chave : Estágio básico; Formação; Contexto comunitário; Cras; Psicologia Social Comunitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License