SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Psicólogas brancas e relações étnico-raciais: em busca de formação crítica sobre a branquitudeDecolonialidade e pesquisas narrativas: contribuições para a Psicologia Comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ESTRADA-MALDONADO, Sandra; LENTA, María Malena  e  DI IORIO, Jorgelina. Diálogos entre ética feminista e experiências de Psicologia Social Comunitária. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O artigo problematiza, a partir de uma ética feminista, as práticas comunitárias de pesquisa/intervenção nas quais as mulheres são receptoras ou participantes de dispositivos comunitários e também executoras ou operadoras destes. De forma exploratória-descritiva, e utilizando a metodologia de casos expandidos como ferramenta metodológica, os aspectos epistemológicos, ontológicos e metodológicos são identificados em três experiências, duas na Argentina e uma no México, definidas como pesquisa/intervenção comunitária e desenvolvidas por coletivos de pesquisas universitárias. A experiência ligada ao comprometimento leva à pergunta sobre o sentido político e não só delimitativo da produção de conhecimento em Psicologia Social Comunitária. Fazer política e fazer academia no feminino implica repolitizar os territórios, suplantando as funções androcêntricas, desde as quais se continua produzindo subordinação epistemológica, ética, política e social. Conclui-se que o diálogo entre feminismos e psicologias comunitárias favorece a construção da autonomia e o tecido intersubjetivo, assim como a problematização das relações sobre poder-saber.

Palavras-chave : Feminismo; Ética em Psicologia Comunitária; Intervenção.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License