SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Diálogos entre ética feminista y experiencias de Psicología Social ComunitariaEstrategias para el fortalecimiento de redes sociales comunitarias: la experiencia de los barrios Tupi y Lajedo en Belo Horizonte/MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

CASTRO, Ricardo Dias de  y  MAYORGA, Claudia. Decolonialidade e pesquisas narrativas: contribuições para a Psicologia Comunitária. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.3, pp. 1-18. ISSN 1809-8908.

Este artigo propõe aproximações entre a Psicologia Social Comunitária, as pesquisas narrativas (auto)biográficas e a perspectiva decolonial. Reconhece-se, nesse sentido, que os efeitos da colonização latina seguem nutrindo lugares de enunciação muito distintos para sujeitos marcados pela diferença/desigualdade colonial na sociedade brasileira, o que tem produzido movimentos epistêmico-políticos decoloniais que interpelam o projeto de sujeito e sociedade construído a partir das lógicas coloniais. Dessa forma, é importante que possamos colaborar no endereçamento de que os sujeitos colonizados, a partir de suas narrativas, fazem à comunidade latina e brasileira em busca de elaboração denúncia e combate às desigualdades coloniais. É fundamental, portanto, que retomemos as alianças históricas que permitiram que os colonizados (re)inventassem outros mundos possíveis, rompendo com a posição subalterna, apenas, como lugar da vitimização. Devemos, assim, valorizar, eticamente, não sem (auto)críticas, os deslocamentos que as narrativas decoloniais proporcionam às narrativas comunitárias, historicamente, legitimadas como local de produção da transformação social.

Palabras clave : Psicologia Comunitária; Narrativas; Decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License