SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Carl Gustav Jung e a pós-modernidade: da ultrapassagem hegeliana (aufhebung) à integração junguianaAproximações entre a Psicologia Analítica e a transdisciplinaridade: as pontes de afinidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

VALE, Pablo Rwany Batista Ribeiro do  e  MELO, Walter. Psicologia do número: uma análise junguiana do número e do processo de contagem. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Neste artigo, o número é abordado como um fenômeno psíquico, sendo analisado a partir de suas possibilidades e particularidades simbólicas. Para tanto, foram consultados textos históricos, antropológicos, filosóficos, mitológicos e religiosos sobre o conhecimento matemático. Esses textos foram selecionados em periódicos indexados e livros científicos conceituados. Em seguida, foi realizado um movimento de compreensão, a partir da fundamentação teórica da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Como fenômeno psíquico, o número é entendido como um arquétipo que adveio à consciência e como um símbolo, isto é, como um mistério que tem um sentido passível de compreensão. Nesse contexto, o número ocupa o lugar de imagem psíquica central de nossos interesses, ao redor do qual foram efetuadas analogias (amplificação), procedimento característico do método hermenêutico-simbólico da Psicologia Analítica.

Palavras-chave : Símbolo; Número; Psicologia Analítica; Amplificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License