SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Aproximaciones entre la Psicología Analítica y la transdisciplinariedad: los puentes de afinidadesDe la empiría a la metafísica del arquetipo: contribuciones de la Psicología Analítica al concepto de Physis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

SANT'ANNA, Paulo Afranio. Arquétipo, individuação e intersubjetividade: a dimensão psicossocial do sofrimento humano. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

O presente artigo inicia com uma breve contextualização da Psicologia Analítica indicando as condições históricas de seu surgimento e desenvolvimento, as diferentes terminologias e perspectivas adotadas no seu estudo e os desafios impostos pela sociedade e ciência contemporâneas. Apresenta os conceitos de arquétipo e individuação evidenciando a sua transformação ao longo do processo de construção teórica de Jung. A partir desses conceitos, busca identificar as constelações arquetípicas atuais e problematizar a relação entre as condições histórico-culturais contemporâneas e o sofrimento humano. Recorre a duas categorias da Sociologia Histórica, a modernidade e a pós-modernidade, para compreender a relação EU-OUTRO nos contextos intra e intersubjetivos e evidenciar padrões coletivos compensatórios nas patologias, nos fenômenos políticos e nas manifestações artísticas da contemporaneidade. Analisa subprocessos de diferenciação e integração evidenciando a importância da intersubjetividade no processo de individuação. Finaliza com prospecções sobre o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade nas próximas gerações.

Palabras clave : Psicologia Analítica; Arquétipo; Individuação; Intersubjetividade; Contemporaneidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License