SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Arquétipo, individuação e intersubjetividade: a dimensão psicossocial do sofrimento humanoA função transcendente: algumas reflexões sobre o processo de criação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

XAVIER, Cesar Rey. Da empiria à metafísica do arquétipo: contribuições da Psicologia Analítica ao conceito de Physis. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

Sob a égide de um clima intelectual firmado a partir do séc. XVII com o advento do mecanicismo e do empirismo, o conceito de "natureza" acompanhou o alvorecer de uma ciência moderna que se norteava pelos princípios de causalidade e materialidade. Breves percursos pela História da Ciência e da Filosofia, contudo, revelam conceituações díspares, algumas das quais pressupunham certa harmonia de fatores físicos com assertivas vitalistas e metafísicas, mediante ideias que se dispunham na forma de "pares de opostos". O objetivo deste ensaio é demonstrar a contribuição da teoria junguiana à noção de Physis, no sentido de integrar aspectos antagônicos no conjunto do conhecimento acerca da natureza. Como resultado desta reflexão, verifica-se que a epistemologia do pensamento junguiano, em muito sintonizada com a revolução quântica da física de partículas, resgata a antiga noção da Physis grega, na medida em que sua conceituação abarca o conjunto mais completo das diversas fenomenologias.

Palavras-chave : Empirismo; Metafísica; Fenômeno; Arquétipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License