SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Da empiria à metafísica do arquétipo: contribuições da Psicologia Analítica ao conceito de PhysisO retrato de Dorian Gray: uma possível análise junguiana a partir do arquétipo do Puer aeternus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DAMIAO JR., Maddi. A função transcendente: algumas reflexões sobre o processo de criação. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Neste artigo pretendo, utilizando a metodologia da análise textual, fazer uma exegese do texto "Função Transcendente", publicado em 1916, com o propósito de analisar as diversas dimensões desse conceito. Em princípio será possível identificar uma dimensão conceitual e outra não conceitual, além destas veremos como esse conceito nos leva à tematização de uma perspectiva ontológica na qual a obra de C. G. Jung se sustenta. Por dimensão ontológica, enfadam-se as bases radicais que fundamentam a concepção de homem e mundo, assim como o horizonte a partir do qual estes emergem. Veremos também como o conceito de "Função Transcendente" se encontra indissociável das categorias "símbolo" e "criatividade", sendo homólogos e indicando a função criativa do inconsciente na formação do psiquismo.

Palavras-chave : Epistemologia; Transdisciplinar; Função transcendente; Criatividade; Psicologia Analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License