SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4A função transcendente: algumas reflexões sobre o processo de criaçãoMachado de Assis e sua leitora Nise da Silveira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BONFATTI, Paulo Ferreira. O retrato de Dorian Gray: uma possível análise junguiana a partir do arquétipo do Puer aeternus. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2019, vol.14, n.4, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da dinâmica psicológica de Dorian Gray, protagonista do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, a partir da teoria junguiana. Na trama da obra, tenciona-se depreender esse personagem com base no conceito do arquétipo do Puer aeternus - entendido como o adulto que quer ser uma eterna criança, permanecendo para sempre jovem e não querendo crescer. Essa perspectiva considera que o arquétipo do Puer e suas manifestações podem ser vistos não só na Psicologia Clínica contemporânea como também em diversas outras expressões arquetípicas, como a Literatura. Na análise do drama desse personagem, perceber-se-á o caráter inescapável de seu fim trágico, considerando-o capturado por essa dinâmica psíquica do Puer aeternus ao tentar negar a passagem do tempo, o envelhecimento, o amadurecimento, os estabelecimentos de vínculos afetivos e suas relações com o mundo.

Palavras-chave : Psicologia junguiana; Puer aeternus; Dorian Gray; Literatura; Oscar Wilde; Puer aeternus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License